quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

A questão dos amores impossíveis




Posso considerar-me uma pessoa extremamente romântica. Se calhar "estupidamente romântica" seja a definição certa. Não sou romântica de decorar o quarto com pétalas de rosa (até porque isso ia sujar e eu não gosto de perder muito tempo em limpezas) ou de jantares com velas, mas sou uma romântica que adora um livro, um filme ou uma música com uma história de amor bem sofrida (nem vos conto as musicas que já ouvi enquanto penso no que vou escrever).
Os amores impossíveis são os melhores porque o amor dura para sempre. Porque por mais que cada um vá para seu lado, não se vão esquecer um do outro. Não que nos possíveis não dure, mas quando não temos aquilo que queremos somos muito mais intensos. O amor impossível é querer mudar o mundo, ir contra tudo e contra todos, porque o amor impossível está cheio de portas fechadas. O amor impossível é cheio de encontros às escondidas, de histórias mal contadas e de medo. É cheio de cartas de amor e de corações por todos os lados. O amor impossível é o do olhar pensativo que vemos a passar por nós num autocarro (o típico olhar de videoclip). O amor impossível tem mãos dadas a medo, beijos roubados e juras de amor. O amor impossível é cheio de figuras tristes, de um dramatismo extremo: porque é amor. E o amor é não conseguir controlar aquilo que sentimos. Amor impossível tem mais borboletas que o amor "normal", tem quem fique gago e quem comece a suar por ver o seu amor... nem que seja a cem metros de distância.
Os amores impossíveis de que gosto não são os que apenas ficam na cabeça de um, mas sim na dos dois. São aqueles romances vividos entre ambas as partes. Os amores platónicos em que não há sentimento mútuo são só parvos. Meio amor não é amor.
O que torna os amores impossíveis tão arrebatadores é isso mesmo: a impossibilidade. E existem diversos fatores que impedem que esses amores o cheguem a ser. Mas isso agora é o menos.
Estes amores, são muito mais sonhados, idealizados. Talvez seja isso que os torna tão bonitos aos olhos dos outros. Quem nunca perdeu horas a sonhar acordado com um amor que nunca teve?

O amor era impossível, e agora? Agora ... agora, fazes o que as outras pessoas todas fazem e vais viver a tua vida. 




Sem comentários:

Enviar um comentário